sábado, 30 de março de 2019

As Muralhas da Vida Eterna: Eu li!

Nos últimos dias, o assunto que viralizou foi "As Muralhas da Vida Eterna", devido ao processo que a jovem autora Barbara Rastelli moveu contra a Rede Globo e o autor Aguinaldo Silva, por causa da novela "O Sétimo Guardião". Eu tive acesso ao livro e posso dizer que foi o livro que me afastou da internet e de todas as redes sociais por incríveis quatro dias. Por isso, não poderia deixar de escrever minha opinião sobre a obra.

É verdade, gente! Comecei a ler "As Muralhas da Vida Eterna", e não conseguia parar de ler nem um minuto. A história me prendeu e, a cada página, eu queria saber a próxima e a próxima. Li o livro todo, em quatro dias. E o mais curioso foi que, ao terminar a leitura, comecei a ler o livro novamente. Parece que o desvendar dos mistérios da historia faz a gente querer ler o livro de novo. Realmente, é uma obra muito criativa.

Quanto às semelhanças com a novela "O Sétimo Guardião", podemos sim notar muitos elementos do livro na novela. É curioso que duas pessoas tenham criado os mesmos elementos de realismo fantástico, o que coloca em dúvida a originalidade da novela, que recebeu, por sua vez, tantas críticas.

Mas, deixando o julgamento sobre plágio para o juiz, da minha parte só posso dizer que o livro é perfeito. Eu adorei. Ao ler cada capítulo, ficava imaginando as cenas. Fazia um filme em minha cabeça. Seria maravilhoso que uma emissora, realmente, adotasse a obra, tal como é, para a adaptação de uma novela. Tenho certeza que seria um sucesso, ao contrário do que ocorreu com "O Sétimo Guardião", onde o autor Aguinaldo Silva parece ter se enrolado tanto com a trama.

Enfim, "O Sétimo Guardião" pode não ter sido a grande admiração do público. Mas nos revelou, de uma forma ou de outra, uma obra que, realmente, faz o leitor transcender. Barbara Rastelli surgiu, nos surpreendendo esta semana, quando todos descobriram se tratar de uma menina meiga e, com todo respeito, linda também. Agora, ela aparece superando os julgamentos comparativos que fizeram com a novela e surpreendendo com o talento da obra. Eu acredito que logo, logo "As Muralhas da Vida Eterna" não estará viralizando por causa da novela, mas, certamente, conquistará um público próprio.



O livro pode ser encontrado em: https://www.clubedeautores.com.br/livro/as-muralhas-da-vida-eterna


As Muralhas da Vida Eterna: Eu li!

Nos últimos dias, o assunto que viralizou foi "As Muralhas da Vida Eterna", devido ao processo que a jovem autora Barbara Rastell...